top of page

O que é uma Moradia Assistida?


É um serviço institucional que oferece acolhimento e residência a pessoas que necessitam de monitoramento e/ou auxílio para gerir e manter a própria vida com segurança e autonomia.

A moradia assistida não é uma clínica ou hospital e sim um lar, onde as instalações, tarefas e rotinas são as de uma casa propriamente. Sua particularidade é ser adaptada às necessidades individuais e coletivas dos residentes. Algumas moradias também têm a modalidade casa dia, para sujeitos que necessitam ampliar sua socialização ou desenvolver determinadas atividades.

Conta com assistência profissional 24 horas ao dia e tem uma equipe multiprofissional para oferecer um atendimento apropriado e um ambiente facilitador aos moradores/clientes.

A equipe desenvolve o trabalho com foco em oferecer um local humanizado com espaços para a singularidade e sustentação de um ambiente que desconstrói a obsoleta ideia de antigas instituições manicomiais e asilares que remetem ao abandono.

Recomenda-se que as moradias assistidas sejam em bairros residências e com acesso a serviços na comunidade. Por ser um ambiente coletivo, estimula a socialização e cultivo de laços que, pelo isolamento e exclusão social, muitas vezes estão presentes no histórico dos indivíduos com transtornos mentais.

2.025 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page