top of page

Cuide de sua saúde mental

Para além dos cuidados de higiene para evitar a transmissão do COVID-19, principalmente entre os mais vulneráveis, estamos atentos àqueles que precisam se manter em tratamento terapêutico e psiquiátrico.


O isolamento social é a medida mais eficaz e deve ser seguida. Assim, reunimos algumas dicas para que esta seja feita de forma cuidadosa:


- Cuidado com o excesso de INFORMAÇÃO


Importante transmitir a informação sobre a atual situação para os pacientes e (ou familiares em tratamento) de uma maneira cuidadosa, realista e sem reforçar sentimento de medo e pânico. Dosar a exposição a noticiários e notícias na internet – precisamos nos manter informados, porém sem exagero para evitar ansiedade.


- Cuidado com o CORPO


Manter uma rotina com atividade física regular como caminhadas curtas ao ar livre (sem contato com outras pessoas), fazer alongamentos e tomar alguns minutos de banho de sol, mantendo assim a bons níveis de vitamina e imunidade – não se esquecendo da devida higienização ao sair e entrar em casa;


- Faça ATIVIDADES PRAZEROSAS


Fazer o que gosta todos os dias: leitura, assistir filmes, escutar as músicas que gosta, artesanato, cuidar de plantas, curso online, etc. Isso ajuda a manter a motivação e proporciona atividade cognitiva e intelectual.


- Participação na ROTINA DA CASA e ORGANIZAÇÃO


Estimular que seu familiar em tratamento participe das tarefas da casa, mantendo assim uma rotina. Etapas simples como arrumar a cama, colocar e tirar a mesa, regar plantas ou alimentar animais de estimação são algumas sugestões. Aproveite o tempo agora disponível para organizar seu ambiente – guarda-roupa, gavetas, fotografias, emails, agenda, etc.


- Se afaste, mas NÃO SE ISOLE


Converse com pessoas da sua casa sobre assuntos diferentes e aproveite as tecnologias para manter contato com pessoas queridas, por telefone, mensagens ou video.

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page