IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS


A família é um grupo que possui grande potencial de acolhimento e ressocialização de seus integrantes e é fundamental para a efetividade da assistência psiquiátrica.


Conviver com pessoas que apresentam transtornos mentais, neurológicos e dependência química representa um desafio que envolve sentimento de frustração, o binômio negação-aceitação, a vivência de um acontecimento imprevisto e seus próprios preconceitos em relação às doenças. Estes fatores podem desencadear o adoecimento das pessoas envolvidas que muitas vezes tem dificuldades para lidar com essa nova realidade.


Alguns familiares apresentam necessidade de compartilhar suas experiências, angústias e buscar novas estratégias de enfrentamento. Com o intuito de auxiliar e orientar aos que necessitam a Casa Acompanhart oferece atendimentos de família, dentre suas atividades oferecidas.


Para os dependentes químicos oferecemos grupos terapêuticos que abordam: os prejuízos causados nas atividades de vida diária, lazer e trabalho; elaboração de novos hábitos e a possibilidade de uma vida feliz sem drogas.


A Casa proporciona tratamento em saúde mental, disfunções neurológicas e dependência química para pessoas que necessitam de auxílio, atingirem o seu potencial de forma independente nas atividades diárias e na comunidade. As modalidades de atendimento são: Casa Dia, Moraria Assistida e Hospedagem Temporária. Dentre as atividades oferecidas temos: oficinas terapêuticas, manejo de horta e jardim, culinária, artesanato, música, teatro, cerâmica, mosaico, encontros socializantes em datas comemorativas, atividade física diariamente, atendimentos externos de lazer - museus, cinemas, teatro - e acompanhamento terapêutico individualizado, entre outras.


Localizada no bairro Santa Lúcia, em frente ao BH Shopping, a Casa possui acessibilidade (rampas e elevador) e busca reproduzir um lar onde as pessoas experimentam um protagonismo abrindo possibilidades de serem autores de suas próprias histórias!




#Acompanhat #MoradiaAssistida #CasaDia #Esquizofrenia #TranstornosMentais #tratamentoterapêutico #InserçãoSocial #TratamentoPsicológico #doençasmentais #Esquizofrênico #SaúdeMental

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo