top of page

Arvorear - Poemas de Grupo


A trajetória da Acompanhart é marcada pela construção de projetos terapêuticos individualizados que contemplam atividades produtivas, socializantes e de lazer. Onde as pessoas experimentam um protagonismo, abrindo possibilidades de serem autoras de suas próprias histórias.

Neste sentido o Projeto do Livro Arvorear: Poemas de Grupo, conta de alguma forma um pouco das histórias das pessoas que por aqui estiveram ou que ainda estão e que tiveram voz na oficina de teatro, escuta e papel para registrarem seus talentos. E no dia 09 de junho de 2018, lançamos este livro com uma sessão de autógrafos com os escritores, além de apresentações de músicas, teatro e o aniversário de 06 anos da Moradia Assistida Acompanhart.


APRESENTAÇÃO

Travessias Poéticas

Foi durante nossos encontros de teatro que a palavra poética nos visitou solicitando espaço, corpo, voz e movimento. Os poemas reunidos nessa singela publicação foram construídos coletivamente, num tempo largo e preguiçoso, feito uma colcha cujos retalhos fomos delicadamente costurando, num exercício sensível de escuta e de acolhimento às nossas subjetividades. Das palavras soltas e dispersas ao trabalho do bordado poético, organizamos sons, imagens, sentimentos e experiências, que uma vez materializados em textos, depois se tornavam cenas improvisadas, fotografias, expressões plásticas e espaciais. A alegria e o espanto de nos descobrirmos artistas da Palavra!


Do vazio da criação à invenção de nomes, histórias e ficções que falam de todos nós, fica a certeza de que somos sujeitos de linguagem e sensibilidade, feitos de sonho e realidade. Com o passar do tempo veio a percepção de um tema em comum: as travessias e meios de transporte como trem, bicicleta, navio, entre outros. Dessa forma, ficou claro que a palavra poética nos conduziu por estradas, trajetos e mares nunca antes por nós atravessados! Fomos transportados e transbordados pela força simbólica da linguagem poética e assim experimentamos rotas existenciais mais ricas e interessantes.


Desejamos a vocês uma bela viagem!


Clóvis Domingos (professor de teatro da Acompanhart).


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page